Descrição
CRONOGRAMA DO CURSO :
NÃO RECONHECIDO PELO MEC
CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e deliberação CEE 14/97.
Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 ) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
O Programa do SETEAD EDUCACIONAL à distância , visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica, bem como a formação de professores e de assessores profissionais a organismos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com bacharelado ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino afins.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
As revoluções Industrial e Francesa foram as causas principais que contribuíram para o surgimento da Sociologia, por mais que esta só veio a existir com este nome um século depois (aproximadamente) com Augusto Comte (1798-1857). O cenário social, antes destes fenômenos revolucionários, era dominado pelo Feudalismo e o pensamento religioso (Teocentrismo). Quando surge a revolução industrial as famílias, gradativamente, começam abandonar o campo e se aglomerar nas cidades, formando uma nova estrutura social. Com a revolução francesa esta nova realidade social se fortalece ainda mais, fazendo com que a antiga forma social se desestruturasse completamente. Muitas dificuldades surgiram neste novo cenário social, provocando uma necessidade urgente de reorganização na sociedade. Daí surge então os “Pensadores Sociais”, que influenciados por um “Antropocentrismo Crescente”, começam a postular várias teorias sociais para resolver os problemas da sociedade, sem qualquer referência a Deus.
O Curso tem como foco a noção de sagrado. Sociologia Cristã é um ramo da Sociologia e ela se fundamenta na compreensão humana entre o “profano” e o“sagrado”. Independente da crença, o que é mais significativo da religião para a Sociologia é o papel fundamental que ela exerce na vida social. Percorrerá uma linhagem de autores que se dedicaram a abordá-la tomando como ponto de partida a e seus colaboradores lhe atribuíram. Nesse trajeto, um tema recorrente será o do sacrifício, que serviu várias vezes de apoio para elaborações sobre o sagrado. À medida que avançamos, perceberemos certos deslocamentos que conferem ao conceito uma ênfase sobre o que está associado ao encoberto, ao contagioso, ao transgressivo, ao violento, forçando a tomar o sagrado como uma força essencialmente ambivalente e com implicações sociais muito difusas.
Sociologia Cristã , se dá de forma empírica, através de autores clássicos como Émile Durkheim, Max Weber, Georg Simmel, e outros autores que colaboram pra essa análise como Sigmund Freud e William James. Vou me concentrar a falar um pouco sobre os Clássicos. Lembrando que, a orientação pessoal de cada sociólogo emerge de modo claro por meio das próprias definições de religião.
A SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO
Esta parte da sociologia é altamente perscrutadora, pois se dá a esquadrinhar coisas que nós tomamos por certas, questionando-as profundamente. Esse exercício parece bem inofensivo, até percebermos que a conclusão geralmente implícita em tal estudo é que o conhecimento, pelo fato de poder ser enquadrado, é falso ou, no mínimo, apenas socialmente relativo. Para o sociólogo do conhecimento a resposta sempre se encontra na sociedade. Qualquer que seja a crença específica, sempre se pode pesquisar sua origem social e provar ser ela um produto do seu tempo e contexto, reforçado pela aceitação social e pelo fato que ela parece dar certo. Como cristãos, precisamos deixar bem clara nossa posição desde o início. Existe no momento uma crescente preocupação com o aspecto ideológico da ciência social, e certos sociólogos realmente apresentam seus pressupostos de maneira bem explícita. Isso acaba sendo de muita ajuda, haja vista que pelo menos sabemos como argumentar. A auto-revelação de Deus provê princípios e critérios que nos permitem avaliar toda e qualquer idéia, cuja a fonte seja puramente humana e social. Qualquer análise da realidade que tenha um ponto de partida diferente pode conter certos aspectos verdadeiros e importantes para o bem-estar da sociedade (pois, de uma forma geral, Deus tem revelado certas coisas para o ser humano), porém, deve ser julgada sempre à luz da Palavra de Deus. Nós, cristãos, temos o duplo dever de estudar a Palavra de Deus seguindo a orientação divina, e de aplicar seus princípios a teorias e situações específicas. Nosso pensamento sociológico deverá refletir a nossa convicção de que o árbitro final do conhecimento não é o indivíduo nem a sociedade. A primeira palavra pertence a Deus e a ele somente cabe a última palavra.
Desenvolver atividades práticas pertinentes ao campo – filosófico e tarefas teóricas da pesquisa científica teológica-filosófica, social e do fato religioso; Praticar a docência do ensino religioso, tanto para o nível público como para o privado; Praticar a crítica teológica-filosófica de conformidade com a rigorosa técnica da exegese e da hermenêutica; Cooperar com a os órgãos públicos na tarefa de prestação de cidadania e de bem estar para as comunidades.
Metodologia :
O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.
Distância é altamente indicado para pessoas que atuam na área de ciências humanas (medicina, psicologia, psiquiatria, enfermagem, filosofia, direito, teologia, educação, pedagogia, letras, etc) e áreas afins; capelães, conferencistas, pastores, líderes; profissionais interessados no trabalho clínico em Psicanálise: psicólogos e psiquiatras, médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros que trabalham nos diversos serviços de Saúde: ONGS, hospitais, núcleos de atenção psicossocial, centros de saúde, projetos judiciários, empresas, escolas, serviços de urgência e outros.
A interação entre os conhecimentos bíblicos e as recentes contribuições das ciências humanas, objetivam debater algumas proposições relativas a teologia, destacando sua dimensão teórica, bem como discutir questões advindas com as pressões da vida moderna, e suas implicações nos relacionamentos.
Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º – Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .
Em virtude da flexibilidade do tempo, o aluno estuda no seu ritmo e no momento em que lhe for mais apropriado, de acordo com sua velocidade de aprendizagem e de sua dedicação, compromisso e empenho pessoal Geralmente, nossos discentes concluem nossos cursos em média 12 A 24 (doze) meses.
SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM E CONTÉUDO :
1º CHAT
2º FÓRUM
3º PROVAS
4º TRABALHOS
5º LIÇÕES
6º SLIDES
7º VIDEOS
O que é AVA?
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
O que é AVA?
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral. Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais. Ler mais: https://www.setead.com.br/
O que é AVA?
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
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O que é AVA?
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
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NOVA FORMA DE ENSINO EAD
PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD
O que é AVA?
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
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NOVA FORMA DE ENSINO EAD
PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
METÓDOS AVALIATIVOS :
1º FÓRUM : PARTICIPAÇÃO
2º PROVAS : INTERATIVAS
3º TRABALHOS : PORTIFÓRIOS ( CADA MATÉRIA )
4º PROJETO : TCC
DIPLOMA DIGITAL
DIPLOMA DIGITAL ENVIADO AO ALUNO VIA EMAIL OU PELA NOSSA PLATAFORMA AVA EAD
PORTARIA Nº 330, de 5 de ABRIL de 2018
Dispõe sobre a Emissão de Diplomas em Formato Digital nas Instituições Pertencentes ao Sistema de ensino EAD.
Taxa de Diploma / Certificado Via Impresso
TAXA DE DIPLOMA IMPRESSO
Taxa de Diploma / Certificado Via Impresso
DIPLOMAÇÃO
CERTIFICADO/DIPLOMA DIGITAL ENVIADO AO ALUNO VIA EMAIL OU PELA NOSSA PLATAFORMA AVA EAD
PORTARIA Nº 330, de 5 de ABRIL de 2018
Dispõe sobre a Emissão de Diplomas em Formato Digital nas Instituições
Pertencentes ao Sistema de ensino EAD.
DIGITAL ( 15 DIAS ) ( GRATUITO )
IMPRESSO ( 30/45 DIAS ) ( PAGO )
VALOR 79,90
PORTARIA Nº 330, de 5 de ABRIL de 2018
Dispõe sobre a Emissão de Diplomas em Formato Digital nas Instituições Pertencentes ao Sistema de ensino EAD.
Conforme a Portaria 554, de 11 de março de 2019 que dispõe sobre a emissão dos documentos com assinatura digital e cobrança de taxa, segue abaixo as informações:
Art. 2: Pertencentes ao de Ensino EAD PRIVADA deverão implementar a emissão e o registro dos diplomas de seus cursos por meio digital, nos termos desta Portaria.
1 O diploma digital é aquele que tem sua existência, sua emissão e seu armazenamento inteiramente no meio digital e cuja validade jurídica é presumida mediante a assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura– SETEAD EDUCACIONAL, conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais .
2 Aplica-se ao diploma digital a mesma legislação federal vigente que regula a emissão e o registro do diploma.
3 Limite de sua autonomia institucional e das normas vigentes, determinará os fluxos internos processuais, visando à adoção do diploma digital.
Art. 10. O diploma Digital passa a integrar os documentos institucionais como parte de seu acervo acadêmico.
Art. 11. A emissão e o registro do diploma digital estão incluídos nos serviços Educacionais prestados palas, não ensejando a cobrança de qualquer taxa aos graduandos.
Parágrafo único. Será permitida a cobrança de taxa quando discente solicitar da a impressão da representação visual do diploma digital para fins de apresentação decorativa, com a utilização de papel ou tratamento gráfico especial.
Conforme o parágrafo único é permitido a cobrança de taxa para o Certificado Impresso.
ATENCIOSAMENTE.
SECRETARIA DE REGISTOS DE DIPLOMAS EAD
CURSO DE SOCIOLOGIA CRISTÃ
MATÉRIAS : 50
CARGA HORÁRIA : 3.000
GRADE CURRICULAR :
1º MÓDULO :
1º MATÉRIA A SOCIEDADE DE ISRAEL
2º MATÉRIA ANTROPOLOGIA CULTURAL
3º MATERIA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES
4º MATÉRIA ANTROPOLOGIA GERAL
5º MATÉRIA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
2º MÓDULO :
6º MATÉRIA CIÊNCIA E RELIGIÃO
7º MATÉRIA CONTEXTUALIZAÇÃO E MISSÕES
8º MATÉRIA COSMOVISÃO CRISTÃ
9º MATÉRIA COSTUMES E CULTURA
10º MATÉRIA CRIACIONISMO E EVOLUVIONISMO
3º MÓDULO :
11º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA
12º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
13º MATÉRIA DIDÁTICA GERAL
14º MATÉRIA ECUMENISMO
15º MATÉRIA EDUCAÇÃO RELIGIOSA
4º MÓDULO :
16º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA
17º MATÉRIA EVANGELHO E A CULTURA
18º MATÉRIA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO
19º MATÉRIA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
20º MATÉRIA FILOSOFIA CRISTÃ
5º MÓDULO :
21º MATÉRIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
22º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO
23º MATERIA FILOSOFIA MEDIEVAL
24º MATÉRIA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
25º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO
6º MÓDULO :
26º MATÉRIA GEOGRAFIA BÍBLICA
27º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
28º MATÉRIA HISTÓRIA GERAL DAS RELIGIÕES
29º MATÉRIA MANUSCRITO DE QUMRAN
30º MATÉRIA MARKETING DAS RELIGIÕES
7º MÓDULO :
31º MATÉRIA METAFÍSICA CONTEMPORÂNEA
32º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS
33º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
34º MATÉRIA MITOLOGIA DOS POVOS ANTIGOS
35º MATÉRIA MOVIMENTOS RELIGIOSOS CONTEMPORÂNEOS
8º MÓDULO :
36º MATÉRIA O MUNDO DO ANTIGO TESTAMENTO
37º MATÉRIA OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO
38º MATERIA PANORAMA DO FENÔMENO RELIGIOSO BRASILEIRO
39º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
40º MATÉRIA PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
9º MÓDULO :
41º MATÉRIA RELIGIÃO E CIÊNCIA NO RENASCIMENTO
42º MATÉRIA RELIGIÕES COMPARADAS
43º MATÉRIA RELIGIÕES MUNDIAIS
44º MATÉRIA RELIGIOSIDADE POPULAR
45º MATÉRIA SINCRETISMO RELIGIOSO
10º MÓDULO :
46º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
47º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
48º MATÉRIA SOCIOLOGIA GERAL
49º MATÉRIA TEMPOS BÍBLICOS
50º MATÉRIA TEORIA DO CONHECIMENTO
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